Rescisão indireta do contrato de trabalho: como sair do emprego sem pedir demissão

Trabalhadores rescisão indireta

Clique para ver o índice:

Por Denis Cavalcanti Advocacia

A rescisão indireta é um direito trabalhista que permite ao empregado solicitar o desligamento da empresa em casos de descumprimento da lei pelo patrão.

Em outras palavras, é uma espécie de “justa causa do empregado” na empresa. Ela ocorre quando o empregador comete uma falta grave, que torna inviável a continuidade do contrato de trabalho.

Vale dizer, que uma falta grave significa uma irregularidade que acaba deixando o trabalhador em situação difícil no trabalho.

Quando pode ocorrer a rescisão indireta?

Alguns exemplos de faltas graves que podem gerar a rescisão indireta são:

Como você pode ver, são situações bem comuns hoje em dia.

Caso queira saber mais sobre os seus direitos, você pode clicar em qualquer dos botões do Whatsapp que aparece na sua tela:

Quais são os direitos do empregado?

O empregado que tem a rescisão indireta reconhecida tem os mesmos direitos de um empregado que é demitido sem justa causa.

Isso significa que o empregado tem direito a:

Por isso, que sempre é muito importante antes de pedir demissão do emprego verificar se no caso não cabe um pedido de rescisão indireta. FIQUE ATENTO!

 Como solicitar a rescisão indireta?

Em certos casos, após dar entrada na ação, o trabalhador já pode deixar de comparecer ao trabalho e esperar o resultado do processo já trabalhando em outra empresa.

A rescisão indireta é um direito do empregado que pode ser utilizado para garantir a sua dignidade e a sua proteção contra abusos do empregador.

Ficou com alguma dúvida?

Atuamos em todas as regiões do Brasil, garantindo seus direitos com a mesma excelência, onde quer que você esteja.